top of page
Fale conosco

Mande um e-mail com sua dúvida para a Comissão de Coordenação do Curso de Gestão Ambiental ou nos contate via Facebook.

Obrigado! Mensagem enviada.

E qual a opinião dos graduandos?

"Escolhi o curso por ter uma grande afinidade com as discussões na área ambiental. Composto por matérias de várias áreas, propicia uma visão geral sobre problemas relacionados ao meio ambiente. Como as aulas são no período noturno, pude rechear a graduação com diversas atividades de extensão e pesquisa que tornam o meu o dia a dia na universidade uma ótima experiência."

Gabriela Palla Ribas 

Depoimentos dos Professores

Depoimentos dos Professores

Depoimentos dos Professores
Buscar vídeo...
Prof. Plínio Barbosa de Camargo
02:26
Reproduzir vídeo

Prof. Plínio Barbosa de Camargo

Prof. Peterson Fiorio
04:30
Reproduzir vídeo

Prof. Peterson Fiorio

Prof. Ricardo Ribeiro Rodrigues
03:05
Reproduzir vídeo

Prof. Ricardo Ribeiro Rodrigues

Prof. Adalmir Leonídio
01:44
Reproduzir vídeo

Prof. Adalmir Leonídio

Profa. Odaléia Queiroz
03:18
Reproduzir vídeo

Profa. Odaléia Queiroz

Prof. Thiago Romanelli
00:50
Reproduzir vídeo

Prof. Thiago Romanelli

Prof. Sérgio De Zen
03:11
Reproduzir vídeo

Prof. Sérgio De Zen

Prof. Ricardo Shirota
01:40
Reproduzir vídeo

Prof. Ricardo Shirota

Assista aos vídeos institucionais!

Quer saber mais?
Veja as dúvidas frequentes sobre o curso!

01

Como faço para ingressar no curso de Gestão Ambiental ESALQ - USP?

É possível ingressar no curso de Gestão Ambiental da ESALQ - USP através do vestibular da FUVEST ou pelo Enem através do SISU. O curso na ESALQ USP oferece 40 vagas no total. Destas 40, 12 vagas são reservadas para o ingresso pelo ENEM, sendo 4 pra estudantes em ampla concorrência, 4 para estudantes de escolas públicas e 4 para pretos, pardos e indígenas. Além disso, 8 vagas da FUVEST são reservadas para estudantes de escolas públicas e 4 para pretos, pardos e indígenas, atendendo à resolução de cotas na Universidade de São Paulo.

Saiba mais em: Como Ingressar no Curso.

02

Qual a diferença entre o curso de G.A. na ESALQ e na EACH?

O Curso de Gestão Ambiental da ESALQ-USP visa formar um profissional capacitado para atuar em áreas administrativas, desenvolvimentistas, organizacionais e projetistas referentes ao meio ambiente. Enquanto isso, o curso da EACH-USP tem enfoque técnico-científico. Ambos tem caráter multidisciplinar.

Uma boa forma de analisar as diferenças é comparar a grade curricular de cada curso. 

Confira a estrutura curricular do curso de Gestão Ambiental da ESALQ-USP aqui.

03

Qual a área do curso de Gestão Ambiental?

O curso é classificado pela USP como um curso da área de Ciências Humanas.
No entanto, o estudante tem ao longo do curso várias disciplinas de perfil multidisciplinar, com conteúdos relacionados às ciências da terra e do ambiente, ciências sociais e ciências administrativas, podendo se aprofundar no assunto de sua preferência.
Das 43 disciplinas presentes na grade obrigatória, 34 são voltadas diretamente à área de Ciências Ambientais, da Terra, Gestão e Administração.

04

Por ser um curso da área ambiental, preciso trabalhar necessariamente no campo?

Ao contrário do que muitos pensam, o profissional do meio ambiente não necessariamente atua apenas em regiões rurais ou florestais. O maior campo de trabalho para o gestor ambiental atualmente está em órgãos públicos, empresas, ONGs, mas isso não significa que falta trabalho nas áreas rurais ou florestais. Há também muitas funções que correlacionam a atividade em campo ao estudo de dados dessa atividade no escritório ou laboratório (assim como em um estudo de impacto ambiental qualquer, este deverá ter suas informações processadas em um escritório e também análises feitas em laboratório. 

05

Qual a diferença entre Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental?

O Engenheiro Ambiental cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Por ser uma engenharia, há em sua grade curricular uma forte base em matemática, física e química e, portanto, é um curso da área de exatas.

Já o curso de Gestão Ambiental tem abordagem inter e multidisciplinar que envolve as ciências naturais, humanas e exatas. Ele é mais voltado para a parte administrativa, enquanto o de Engenharia Ambiental lida com a criação de novas tecnologias. Uma situação-exemplo: o(a) gestor(a) tem competências para em determinado local: compreender o local, a população, fazer estudos econômicos e políticos, estudar as condições ambientais e problemas, espécies nativas, qualidade de solo, relevo e geociências... o engenheiro ambiental atuaria apenas na parte de resolução do problemas ambiental do local com determinada técnica ou maquinário.  

06

Por que fazer Gestão Ambiental na ESALQ - USP?

A ESALQ criou o curso e hoje é ranqueado com qualidade máxima (5 estrelas) pelo Guia do Estudante e também pelo Guia da Faculdade-Estadão.

O curso de Gestão Ambiental passa por 9 dos 12 departamentos da ESALQ-USP, o que significa grande contato do aluno com todas as áreas de estudo oferecidas pela universidade.

A ESALQ é rica em grupos de extensão e atividades de estágio, oferecendo a oportunidade de transformar o conhecimento adquirido em prática logo nos primeiros semestres do curso. Muitas vezes esses estágios podem ser remunerados. Os grupos existentes na área de Gestão Ambiental englobam as mais diversas áreas: Tratamento e Qualidade da Água, Educação Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental em empresas e no próprio campus, Agroecologia/ Agricultura Alternativa, Produção e Distribuição de Alimentos Orgânicos, Planejamento Rural, Geoprocessamento e Química de Solos, Manejo de Resíduos Sólidos, Compostagem e Estatística, dentre outros.

A ESALQ tem mais de 70 parcerias próprias com universidades internacionais, além das oferecidas pela própria USP.

Há possibilidade de cursar matérias dos outros cursos que muitas vezes estão relacionadas ao interesse do aluno. 

O curso da Esalq disponibiliza cerca de 50 disciplinas optativas aos futuros gestores. Com a oportunidade, os alunos podem expandir seus conhecimentos para as mais distintas áreas relacionadas ao meio ambiente.

Veja mais: Conheça o Curso e Conheça o Campus

07

Há demanda para o gestor ambiental no mercado de trabalho?

Segundo uma pesquisa realizada com egressos do curso de Gestão Ambiental da ESALQ-USP, 88% dos egressos atuam na área, 79% foram inseridos no mercado em até 6 meses após a graduação e 52% dos egressos recebem de R$ 4.976,00 a R$ 7.464,00. 

Inclusive, tal pesquisa é financiada pela ESALQ como projeto de bolsa para os próprios alunos/as de G.A. realizarem esse trabalho e fomentarem as informações sobre esse/a profissional

O que os egressos dizem sobre o curso?

Depoimentos de egressos do curso de Gestão Ambiental contando um pouco sobre sua trajetória, desde a graduação até a atuação no mercado de trabalho.

Egressos

Egressos

Assista agora
bottom of page